top of page

"O PROBLEMA NÃO É O QUE VIRA NOTÍCIA,

MAS O QUE DEIXA DE SER"

TETO é uma organização internacional presente na América Latina e Caribe, que visa superar a situação de pobreza em que vivem milhares de famílias. A ONG desenvolve ações comunitárias em conjunto com jovens voluntários e moradores de comunidades precárias. Em maio de 2015 foi lançada uma campanha intitulada ‪"#‎quemliga?", que apresentava fotos de pessoas atendidas pelo Teto segurando cartazes com frases banais que são notícia em muitos portais, como por exemplo: "atriz é vista atravessando a rua".

 

O objetivo era chamar atenção para o que dificilmente ganha visibilidade nos noticiários: a desigualdade e a pobreza. "O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser", era o slogan da campanha, que também buscava voluntários para o maior evento anual do TETO: a Coleta.

 

O evento aconteceu em 4 regiões do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, com jovens espalhados pelas ruas, com cartazes e megafones, denunciando a extrema pobreza e arrecadando doações.

 

"A coleta é uma ação para arrecadar fundos para dar continuidade ao trabalho feito nas comunidades, onde temos vários tipos de projetos, que visam o trabalho em conjunto do voluntário com o morador. Essa é uma forma de divulgar nosso trabalho na comunidade, de mostrar a ação do TETO e também de denunciar a realidade de extrema pobreza que essas pessoas vivem", disse a voluntária fixa da ONG, Maísa Carvalho, em entrevista à Esquiva, durante a Coleta em Santo André, no ABC Paulista.

 

A jovem e estudante de 23 anos é engajada como voluntária do TETO desde agosto de 2014, atuando na comunidade Monte Belo, em Itaquaquecetuba, interior de São Paulo. "Entrei no TETO porque acredito em responsabilidade social. Acredito que é também nossa responsabilidade, não somente dos políticos, olhar para essa realidade com outros olhos e trabalhar em conjunto para buscar uma sociedade muito melhor do que temos hoje. Sei que parece ser um sonho distante, mas é o que nos move a continuar."

 

Para saber como ajudar nas ações promovidas pelo Teto, clique aqui e acesse.

bottom of page